LUXO LANA assistiu “MELANCOLIA”

Sempre que vou ao cinema, gosto de ter previamente uma idéia mínima do filme, e ir me surpreendendo assim que for assistindo. Com Melancolia não foi diferente. Ainda bem.

Sabendo apenas que a história se passava durante o casamento de Claire (interpretada com maestria por Kirsten Dunst), ao mesmo tempo em que um planeta estaria prestes a colidir com a Terra, lá fui eu ao cinema entender como tudo isso seria contado. Posso dizer que, além da belísssima fotografia, enredo, e da atuação de Dunst (que venceu em Cannes como melhor atriz), o filme faz jus ao seu título, fazendo com que o espectador se sinta fascinado e (porque não?) melancólico com o decorrer da história.

Ao contrário dos filmes anteriores do diretor Lars Von Trier, em Melancolia tudo é claro e compreensível. Desde o início o espectador já se sabe o que vai acontecer (belamente “explicado”, aliás). Talvez, arrisco a palpitar que este filme é mais compreensível por se tratar de um reflexo sincero das crises profundas de depressão do diretor, que deixa claro no filme suas percepções sobre (a falta de) religião, e o fato de não acreditar em vida fora da terra. Desta vez, Lars convoca o espectador, e não o confronta. Porém, mesmo assim acompanhamos o filme incomodados e pertubados, onde apenas o final é certo.

Melancolia (Melancholia)
Dinamarca/11. Direção e roteiro de Lars Von Trier. 136 min. Com Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourgh, Charlotte Rampling, John Hurt, Kiefer Sutherland, Stelan Skasgaard, Alexander Skasgaard, Udo Kier e Brady Corbett. Califórnia Filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s