Cibele Dorsa deixa carta antes de morrer, leia na íntegra

Cibele Dorsa e Gilberto Scarpa: Ambos morreram no mesmo local

Muito triste.

A atriz e escritora Cibele Dorsa escreveu textos antes de cair do prédio onde morava, no Morumbi, zona Sul de São Paulo, na madrugada deste sábado, dia 26. Em um trecho da carta, enviada para CARAS pela própria autora, ela deixa uma mensagem para o amado, Gilberto Scarpa, que morreu no dia 30 de janeiro também caindo do mesmo local.

Leia, abaixo, trechos da carta escrita por Cibele Dorsa antes de morrer, em que ela fala do amor pelo namorado morto e também de sua dor pela perda. Ela também cita o pai de Viviane, sua filha de 8 anos do casamento com o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, que atualmente é casado com a bilionária grega Athina Onassis.

Segue o texto:

“Viver sem o Gilberto é pra mim uma sobrevida desumana. De todos os homens que passaram por mim quem me fez mais mal foi sem dúvida alguma, o Doda, pai da filha que nem mais contato pude ter, e quem mais me fez bem, em vida, foi o Gilberto. Viver sem meus dois filhos e sem o amor da minha vida me dilacera por inteiro, é como se eu estivesse acordada passando por uma cirurgia cardíaca, sinto meu coração sendo cortado, um bisturi elétrico que não para nunca. Não aguento mais chorar, quando não estou soluçando de tanto chorar, fico com lágrimas calmas mas, elas não cessa, nunca! Não aguento mais viver, ou melhor, sobreviver. A comida não desce, sinto um nó na garganta, estou ficando cada dia mais magra, sinto minha pele se descolando do meu corpo. (…) Minha cabeça não consegue pesar menos que 10 toneladas, eu não tenho mais paz, a cena da morte do meu amor me atropela constantemente, lembro do corpo do Gilberto no meio da rua mas, os olhos estavam abertos e eu achei que ele pudesse me ouvir… Falei muito com ele acho que ele deve ter ouvido mas, falei tarde demais. Eu disse que me casaria, que teria o filho, que ele não poderia morrer, molhei o rosto dele de tantas lágrimas e, nada de conseguir que ele se salvasse. (…) Estou sofrendo mais dor agora do que quando sofri o acidente de carro. Agora não tem morfina, não tem nada que acalme essa dor, nada que faça parar essa sensação de perfuração no meu peito. Ainda por cima, o Doda parece nunca cansar de me humilhar, ele não se satisfará nunca mesmo. É o pior homem que já conheci em minha vida, um lobo em pele de cordeiro.”

A sua família:

“Mãe, Carla, Tio, Pai e Bruna, Maciel e Dantino, Me perdoem… não deu, tentei por quase dois meses mas, a dor é infernal. Estou indo em paz e feliz de estar me retirando, não se preocupem, tenho certeza que Deus entende quem morre por amor. Não estou obssediada, estou muito ciente do que estou fazendo, minha vida se tornou uma mentira, e, vcs sabem, eu dempre optei pela verdade.”

Ao Doda:

Doda, Que um dia Deus te perdoe pelo que vc fez e faz comigo, com a Athina e com as crianças, tente ser alguém melhor, tenho pena da Athina... essa nunca vai conhecer um homem de verdade, um amor. Eu sofro agora, no entanto, fui plenamente feliz ao lado do Gilberto, homem de verdade, que mostra a cara, que não menti, não dissimula, e, assim ele foi até o final. Ele pulou do prédio por vergonha de ter sido vencido pelas drogas…uma pena. Quem devia se matar não se mata…”

Aos seus dois filhos:

“Perdoem a mamãe, mas, a solidão é uma prisão terrível, é como se eu estivesse trancada dentro de mim mesma, estou cansada, sinto muito a falta de vcs mas, confesso que com o Gilberto aqui era mais fácil suportar, eu o amo muito, não sei nem como posso continuar… aqui em casa ficou frio, me sinto fora do meu corpo às vezes, e, isso me dá uma pausa na dor, só que depois volta em dose mais pesada. Faz algumas semanas que sinto uma leveza no corpo, como se eu estivesse já com um pouco de aus~encia do mundo terreno. (…) Amo vcs e estarei olhando vcs (…) meu sonho é encontrar o Gilberto em Aruanda e virar guia espiritual. Vivi, ainda vamos nos encontrar em outras vidas, munca te bandonei, seu pai fez um plano milionário para tirá=la de mim, não tive saída. Fe, idem… vou estar torcendo por vc no futebol, na realização de seus sonhos.. O inacabado, o interrompido tem que ter um fim.”

Para seu noivo Gilberto  que cometeu suicidio antes dela:

“Meu amor Gilberto, Vou te encontrar esteja onde vc estiver, no plano espiritual tenho chances de te ver, a famosa esperança, aqui, não. Senti vc e ouvi sua voz inconfundível me pedindo o vídeo e já está no ar. Te amo meu amor, quero correr para os seus braços. Somo o Romeu e Julieta do mundo pos-moderno. Vamos continuar criando, quero ao seu lado dar aulas de teatro para crianças aí no plano espiritual. Vou cuidar delas como gostaria de ter cuidado da minha Vivi…Eu sempre te disse para não copiar autores famosos. Para criar e vc criou! Mas, eu te copio com o maior prazer… Vou tbm em frente com dois anéis até o fim, tu és foi…minha vertigem, meu oásis, minha eterna paixão.”

Para seu sepultamento:

“QUERO SER ENTERRADA NO MESMO JAZIDO DO Gilberto. Não usei nenhuma droda, apenas calmantes e o antietanol…Por favor, quero ser velada em São Paulo e eterrada no mesmo jazido do Gilberto. Quero meu caixão em cima do dele.”

40 respostas em “Cibele Dorsa deixa carta antes de morrer, leia na íntegra

  1. Nossa, to chocado… Você olha para as pessoas e nem imagina a vida de plástico que elas estão vivendo… Muito triste.

  2. Os trechos das cartas deixadas pela Cibele deixam apertado o coração de quem lê. Apenas de imaginar a dor que ela sentia, dói em mim também. É doloroso ver como as pessoas tem o poder de destruir, assim como outras tem o poder de nos curar. Infelizmente, ela teve de sentir os dois extremos através desses dois homens que passaram pela sua vida. Apesar de não conhecer a história por trás, sempre acho triste saber que ainda existem pais que usam os filhos para fazer o outro sofrer, aliás ultimamente esses tipos de “pais” vem crescendo cada vez mais. Acredito que após a morte não sentimos mais nada, nem alegria nem tristeza, apenas dormimos sem mais sonhar. Oh Cibele… queria eu ter essa sua esperança de que a morte consertaria tudo. Espero sinceramnte que descanse… finalmente… e encontre a paz.

  3. É dificil sobreviver depois de perder um grande amor, agente fica sem forças p viver nao tem mais graça em nada da vida.Só solidao é dificil de aguentar,é dificil sobreviver.

  4. Ninguém pode julga-la, essas coisas são MOMENTOS! sou Espirita e pela carta dela, ela deve ser também, acredito que os filmes ( Espiritas ) dos quais ela assistiu foi a força maior para ela cometer u suicidio! Boa Sorte! fique em Paz.

  5. Interessante que a única pessoa que criticou a Cibele postou um comentário anônimo, não teve a coragem de se identificar. Há dores que só podem ser entendidas quando são vividas. Tem de ter muita coragem e muito motivo pra se suicidar, tem de ser insuportável. Apesar de não achar certo, e muito menos incentivar, entendo que foi a solução que ela encontrou. Descanse em paz Cibele, e torço muito pra que você esteja certa e reencontre seu grande amor do outro lado…

  6. Enganada pelo inimigo. Isto que ele quer, que morremos sem ter a salvação de Cristo. Posso te dizer verdadeiramente que Deus não perdoa quem comete suicídio. Não temos controle da Vida que é de Deus dentro de nós, só Ele pode tirar. O Diabo ta ai ele rouba e mata. Cristo está ai para salvar e dar a vida eterna.
    O mais triste desta história não é a morte carnal, e sim a morte eterna.

    Graça e Paz de Cristo.

  7. Lendo essa carta parece que sinto a dor que ela estava sentindo….Lidar com a morte, principalmente de uma pessoa que amamos tanto, sem dúvida, é uma experiência inenarrável. Não acredito em guias espirituais, em vidas passadas, mas sabemos que essa obsessão pela religião fez com que ela desistisse de viver…..Imagine tambem como uma mãe pode se sentir sem seus filhos….Isso sim, para mim, é a morte. É o fim….É pior do que qualquer outra sensação…
    É uma pena…..mas Cibele, que Deus te guarde e te proteje sempre..

  8. Sinto muito pela família q. aqui ficou e carregará essa tristeza pelo resto da vida. Uma pena uma mulher tão linda, bem sucedida, com toda uma vida pela frente se entregar a morte por um amor q. se foi sem ao menos pensar nela. Triste engano achar q. em um outro plano poderão se encontrar, uma escritora q. pouco lê…a Biblia é a chave de tudo, sábios aqueles q. a leem pois conhecerão oq. está por vir e a sentença de cada um por seus atos…Amar a Deus sob todas as coisas, esse é um dos mandamentos necessários para alcançarmos a salvação e a paz eterna. As lutas vem, mais tbm chegarão as vitórias…precisamos perder para ganhar e temos que saber perder….Concordo com o anonimo…faltou Deus no coração sim, Deus jamais permitiria uma coisa dessas, ela fraquejou, bateu na porta errada. Descanse em paz Cibele e a sua familia desejo q. Deus acalente seus corações e ajudem a suportar tamanha dor e q. possam continuar suas vidas e q. o destino da Cibela sirva como exemplo de fracasso q. jamais poderá se repetir.

  9. Pena, mais como uma pessoa deseujelibrada destas seria guia espiritual de alguem!

  10. que triste ! realmente se ela tivesse tido o senhor jesus como seu unico salvador e te lhe entregue totalmente sua vida em suas maos ela nao teria feito isto ,acontece terriveis coisas em nossa vida e se nao for Deus para nos socorrer nao conseguimos vencer.

  11. POUCO QUE CONHEÇO A DOUTRINA ESPIRITA NÃO TEM NADA HÁVER COM A SUA ATITUDE, OS ESPIRITAS ENSINAM A PERDOAR E ENCONTRAR O EQUILIBRIO E NÃO SE MATAR, SE ELA TIVESSE ALGUM CONHECIMENTO JAMAIS SE MATARIA PROCURARIA AJUDA, MAS JAMAIS FARIA ISTO AGORA ELA ESTA NO VALE DOS SUICIDAS,E CONTRA A LEI DE DEUS, NÃO DUVIDO DA SUA DOR, MAS NADA JUSTIFICA SUA ATITUDE, E NÃO ESQUECENDO TINHA DOIS FILHOS E NA CARTA POUCA FALA DESTAS CRIANÇAS.
    ELA VIVEU APENAS 5 MESES COM ESTE RAPAZ QUE TAMBÉM E UM DESEQUILIBRADO, ISSO NÃO E AMOR E OBSESSÃO, AMOR E SUPLENO LINDO
    SOFRER NÃO E SE MATAR, IMAGINEM QUANTAS MÃES SE MATARIA APOS A MORTE DE SEUS FILHOS, MAS EVOLUÇÃO DE CADA UM, ESTAMOS AQUI PARA EVOLUIRMOS COM DOR OU SEM DOR
    NÃO ESTOU DESPRESANDO A SUA DOR, MAS NADA NADA NADA JUSTIFICA

  12. Cibele era uma pessoa digna de pena, uma deseqiulibrada, matou-se sem pensar nos filhos que deixaria, nem em sua familia. Não conheço o Doda, mas é dificil acreditar que seja mau caráter, se assim o fosse não estaria criando além da filha Viviane, o menino que é filho apenas de Cibele, esta atitude dele mostra generosidade e caráter, acredito que Cibele não sabia o que dizia nem fazia, pois se tivesse consciência de seus atos, jamais tentaria difamar desta forma o pai de seus filhos ,ainda que em respeito a eles e muito menos se mataria por ter perdido o namorado, que amor é este, que justifica tal atitude?

  13. o diabo veio matar roubar e destruir,,, quantas vidas e familias ele esta destruindo .
    quem tem o espirito santo, jamais faz isso, o espirito santo e amor paz, alegria ,

  14. tenho muita pena de saber de uma coisa dessa pois e ai que vemos o mundo esta dominado por coisas assim pessoas se matando ou matando o proscimo acabando com suas vidas e com a vida da familia que fica posso dizer que deus jamais aprovaria essa atitude pois so ele e dono da vida e ele pensando na vida do ser humano deu a vida do seu unico filho para que tenhamos vida plena no senhor pois em joao 3:16 esta escrito algo assim DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRE NAO PERESSA MAS TENHA A VIDA ETERNA. e assim deus o fez entao se podemos ter vida eterna com deus pra que tirar a propria vida ou de alheoios

  15. Não Quero Criticá-la, Apenas Falr Que Talvez Tenha Faltado Amor Próprio, Para Amar Alguém Precisar Nos Amar Primeiramente.

  16. Mulheres, Será que os homens realmente merecem que tiramos as nossas vidas por eles? acho que não. Precisamos nos amar primeiramente, ou seja 1º nós depois eles. Cibele que Deus te coloque em um bom lugar

  17. certas coisas que acontecem na vida são inexplicaveis, isso do homem levar os filhos achando que porque ele tem uma condição financeira melhor só tem um nome egoismo, vivi está situação, hoje meus fihos são granes e voltaram a morar comigo se perguntar para eles responderam que o sonho deles era estar morando comigo sempre, mais a gente só pode realizar este sonho depois que eles cresceram e puderam escolher com quem realmente eles queriam morar, os pais não pensam no bem estar dos filhos ou melhor pensam que estão fazendo o melhor, mais nem sempre o melhor é o que acham, isso tudo tem um nome, egoismo, não querem dar pensão, o dinheiro corrempe o ser humano, infelizmente a Cibelle dorsa não conseguiu superar esa fase por que com a perca do Gilberto desencadeou dentro dela um sentimento de que nada mais tinha importancia,se ao menos ela pudesse estar com os filhos,hoje o pai pode achar que o melhor foi o que ele fez, levar os filhos dela mais com isso ele só contribuiu com o estado de depressão e destruição que ela adquiriu ao longo dos tempos

  18. sinto pena só de l a carta da cibele e dif você perder uma actriz extraordinária talentosa eu não tenho muitas palavras mais e doloroso e isso machucou o coração dela por perder o Gilberto q era tudo para ela e para mim .

  19. O chapado se matou e a burra que diz não estar chapada se mata e tenta justificar falando de amor? E os filhos? e o amor próprio? Como seria bom se todas as pessoas que são fracas e se acham incapazes se matassem. O mundo seria bem melhor!!! Aqui não tem lugar pra fracos!

  20. Concordo com o Juliano. Se ela se suicidou por amor, onde está o amor por ela e pelos filhos? Nâo quero julgar, mas acho que suicídio é o pecado de julgar a si mesmo, quando, na verdade, só quem tem o direito de nos julgar é Deus Supremo. Agora que já aconteceu, só nos resta rezar para que ela consiga ter um “despertar” sobre o que aconteceu e rezar pela sua elevação espiritual.

  21. Essa moça precisa que rezem por ela. Ela estava iludida sobre suicídio,achando que no final tudo sai bem, mas sabemos que a vida espiritual de um suicida não é nada boa e que ela terá que fazer o resgate disso mais tarde.Deus nos dá um corpo perfeito para fazermos o melhor com ele, e não nos dá nada que não suportaremos. Falo isso para que as pessoas não vejam no suicídio uma solução. pois isso é a pior das coisas que uma pessoa pode fazer.Neste momento , só podemos pensar em rezar muito por ela, para que ela em outro plano ela consiga a bênção divina de fazer o resgate deste erro terreno. Que Deus abençoe a todos!

  22. “Ninguém comete erros ao amar verdadeiramente, o amor de fato cultiva a vida e não a morte…
    A pobrezinha estava perturbada e se entregou a uma paixão destruidora que rebaixa o sentimento e confunde o raciocínio…
    e da paixão a destruição e a morte a distância não é longa…”

    trecho da peça do livro “Os mensageiros” de Chico Xavier

  23. Com todo respeito pessoal ,respeite cada pessoa que tiveram e que teve algum tipo de dor, e que está com dor ainda passando em sua vida por algo .1 minuto de silèncio pelas pessoas que sofreram com isso e se suicidaram .e cada um sabe o que faz da vida ,seja ator ou cantor mas sabe que todos nó somos ser humano e devemos sempre orar para que algo de ruim não nos aconteça.

    Abraços a todos

  24. Que pena…deperdiçar uma vida desse jeito…como acima já colocaram, falta DEUS NO CORAÇÃO…tinham uma vida muito materialista…infelizmente.

  25. ‘ Se essa mulher tivesse procurado a unica pessoa que traria a solução para vida dela , ela teria uma história totalmente diferente . não admiro nem um pouco com a história de vida dela , a unica pessoa que ela poderia ter contado nesse momento tão difícil ela não procura , essa Pessoa é Deus que cura todas as feridas da alma . ela procurou simplesmente a morte , dos sonhos ,das conquistas , do amor .. e da Vida . pois aonde ela esta agora ela está sofrendo muito mais ! pois a vontade de Deus para vida dela era outra e ela foi contra os princípios de Deus , a unica coisa que me faz sentir por essa história é pena e tristeza !

  26. Acho muito facil jogar um monte de palavras condenando ela ou qualquer suicida, mas cada um sabe o que faz e pq faz ou tenta fazer! O suicida e uma pessoa que não ve mais saidas para seus problemas e somente quer selar seus olhos e seu pensamento e a dor do seu coração, fugir pode ser, mas a momentos que acabar com tudo pode parecer o mais viavel, não condeno a Cibele nem nenhum suicida não sou digna para condenar ninguem pois isso somente Deus e mais ninguem! Cibele e todos que optaram por esse caminho descancem em paz e que o plano espiritual o tire do vale dos suicidas e os curem o mais rapido possivel!!!!!
    Fiquem com Deus e que ele tenha piedade de suas almas!!!!

  27. MEU DEUS. como sera que pode uma mulher que tinha tudo pra dar serto na vida, acabar com um final tao triste. eu um pouco acho que foi falta de apoio familiar, sem os filhos, sem o amor da vida dela, ela talvez nao tinha com quem desabafar, talvez se estivesse alguem ao lado dela apoiando aconselhando-a, nada disso havia acontecido,o ex-marido dela tambem a fez sofrer muito fazer o que ezistem muitas pessoas asim, mais eu acho que ela nao merecia, a religiao dela dizia que ela iria para um lugar chamado aruanda,o sonho dela era virar guia espiritual.
    f

  28. eu entendo qe ela nao conseguiu se ver longe do amor da vida dela e tal. mas nao entendo como qe ela aguentava longe dos filhos
    … os filhos em primeiro lugar…

  29. poxa o amor dela por ele era maior do que o dela por ela mesma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    to chocada com tanta barbaridades q o ex fez com ela.mas ela deveria se amar mais.

  30. So as pessoas que passam por isso é que podem saber o por que de tanto sofrimento!!!!!!!!!!!!

  31. È muito triste ver uma pessoa cometer uma ato desse, mas às vezes o desespero é maior do que a razão. Digo isso porque umaa vez tomei remédios maas não consegui.

  32. As reportagens de Cibele,depois do suicidio de seu namorado,transpareciam uma mulher que pedia ajuda Desesperadamente. Sabemos da irresponsabilidade dela em ter feito um ato impensado e insano como esse,mas será que essa moça não tinha amigos??? Será qu não tinha família?? Aquele reportagem dela na Redetv,foi um grito de socorro dela!!! Eu que nunca há conheci,muito menis há ví,tinha percebido isso,será que ninguém percebeu???
    Como Espírita,vou orar muito para seu espirito

  33. Realmente é uma dor que não tem explicção,passei por uma situação bem parecida perdi meu noivo com quem fiquei 3 anos e foi em um acidente de carro,fiquei depressiva por 4 anos.Tenho certeza se eu não tivesse DEUS em meu coração e muita força teria feita exatamente o que a Cibele fez,a minha salvação foi foi ter engravidado tive uma filha linda que hoje esta com 7 meses(continuo sozinha)…Esse Anjo sim foi quem me salvou e quem me devolveu a vida,hoje sim eu sei e acredito que por um filho sim devemos viver e morrer,também não consigo intender como ela não pensou nos seus filhos quando planejou tudo isso,o melhor presente que Deus pode dar pra nós mulheres…Vai fazer 5 anos que meu noivo morreu continuo amando ele do mesmo jeito e não esqueço,Mais agradeço a Deus por ele ter me polpado e nunca ter permitido das vezes que tentei suicido ter dado certo,se tivesse acontecido jamais conheceria realmente o q é felicidade a de ser Mãe…Cibele Deus que te coloque em um bom lugar,que de força pra sua familia,e principalmete guarde seus filhos e proteja eles sempre,eu não te critico como ja disse ja passei por isso e só quem passou e vive a situação é que sabe,pra quem nunca passou é facil criticar né….Mais eu lamento e sinto muito que assim como eu vc não tenha conseguido forças pra ter continuado a lutar….Descanse em PAZ.

  34. perdi meu amor ,e ja pensei em me matar mas pelo meus pais q sofreu p me criar e q sofreria muito se eu fizese isso por isso sofro calada e peso p deus me levar p eu ficar com ele pq sem ele n comsigo ser feliz

  35. Chamam de covarde quem tira a própria vida. E como podemos chamar pessoas q desrespeitam as dores de outra, que torturam, difamam, até levar essa pessoa a não suportar mais a dor da alma, que sim, é com certeza, a pior dor q já senti, a ponto de tentar o suicídio…eu fui uma incompetente, mas já planejo com detalhes a próxima e última, pois desta vez usarei o mesmo método q minha melhor amiga, minha filha amada Marcella Mesquita usou, mais um coquetel, e , já vou deixando estas mensagens, que é para q nao aconteça o mesmo q minha filha, que não teve suas últimas palavras respeitadas, a carta dela , queimaram, sem q eu pudesse saber o q ela dizia, mas imagino td q poderia estar lá registrado, p que fosse destruido. Ao menos p mim, suas últimas palavras foram de amor, em uma mensagem no meu celular, dizendo q me amava, mt…isto, p mim, é o q mais me conforta, pois apesar de terem nos tirado o direito de vivermos juntas, ela reconhece o quanto eu sou importante p ela, o quanto a amo, e que ela sim, merece td, td q eu possa fazer por ela, eu daria minha vida por ela, mesmo assim , tardiamente, eu dou, minha vida pela minha menina, estou somente esperando o momento certo, está muito difícil esperar, tem dias q eu n consigo me enganar, fingindo q nada aconteceu, o q está me fazendo suportar mais tempo, é pelo fato de q eu já estava acostumada com a dor de n te-la sempre comigo, de ficar dias sem a ver, mas já se passaram alguns meses, ah, falta pouco, mas as minha palavras de verdade nao serao queimadas…

  36. Cibelle q ”DEUS” te proteja nessa sua ida ao encontro da pessoa q vc ama,eu tb ja passei por isso e n é facil,vc ver a pessoa q vc ama indo embora é mt difícil.EU TE DESEJO MUITAS ”LUZ” E Q JESUS TENHA COMPAIXÃO DE SEU ESPIRITO.

Deixe um comentário

